09/05/2011
Fonte:Assessoria de Imprensa da CNDL
Inadimplência registra queda de 1,55% em abril
A inadimplência do consumidor registrou queda de 1,55% em abril de 2011 comparado ao mês de março. A queda do número reflete em parte o fim das obrigações com parcelamentos de compras de Natal e a quitação de tributos como IPTU e IPVA, além da necessidade do brasileiro em manter-se adimplente para poder presentear no Dia das Mães.
Comparado ao mesmo período de 2010, a taxa de inadimplência subiu 3,5% em abril. Os principais fatores que contribuíram para este resultado foram basicamente o encarecimento do crédito devido a mais uma elevação da taxa Selic pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central e a pressão mais forte dos juros para pessoa.
Os dados foram divulgados pelo presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, nesta terça-feira, 10, em Brasília.
Consultas
Em relação às consultas no SPC Brasil, março apresentou alta 0,26% em abril na comparação com março. Foi levado em conta consultas para compras a prazo e pagamentos em cheque. Esta foi a segunda elevação após dois meses seguidos de queda, o que indica uma melhora ainda que moderada da atividade no comércio apesar das medidas restritivas em curso na economia brasileira.
Dia das mães
A CNDL registrou alta de 6,53% nas vendas do varejo na semana que antecedeu o Dia das Mães, segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O resultado veio acima da projeção inicial da entidade, de crescimento de 6%, e refere-se à variação registrada entre 2010 e 2011.
Segunda melhor data para o varejo no ano, a alta das vendas no Dia das Mães refletiu o bom momento do consumo interno, o que reforça o otimismo dos comerciantes para as próximas datas festivas de 2011, como Dia dos Namorados, dos Pais, das Crianças e Natal. “Ainda que o cenário interno esteja bastante adverso, com aumento de juros e pressão inflacionária, o brasileiro tem mantido sua intenção de consumo, até porque passou bastante tempo apenas presenteando com lembrancinha”, avalia o economista e presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior.

