• SPC Brasil


Empresários e políticos de Minas Gerais discutem soluções para o varejo

As principais demandas de políticas públicas para desenvolvimento do varejo em Minas Gerais são temas de mais um evento do Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV) na capital mineira.

O primeiro encontro com empresários do segmento varejista, realizado em abril, resultou em cerca de 50 propostas para melhoria do ambiente de negócios, que vão desde a infraestrutura das cidades até a simplificação tributária.

Nesta terça-feira (20), as demandas foram para políticos locais na forma de projetos de lei, decretos, portarias e demais instrumentos normativos que sejam aplicáveis às demandas apresentadas e discutidas. “ Todas as propostas serão apresentadas para a Frente Parlamentar do Setor de Comércio e Serviços no Congresso Nacional para que possamos alcançar os resultados em um curto espaço de tempo”, explicou o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.

O presidente da FCDL-MG, Frank Sinatra, destacou que o projeto já mobilizou importantes atores no estado. “Além dos empresários locais, hoje conseguimos apresentar as necessidades para crescimento do varejo para líderes responsáveis pela administração dos nossos municípios”.

Lançado em outubro do ano passado, o PNDV foi desenvolvido com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios e acelerar o desenvolvimento de vantagens competitivas no setor varejista, por meio da identificação, proposição e disseminação de políticas públicas e do fortalecimento das lideranças do setor.

O programa já passou por 12 estados brasileiros e ao final terão sido investidos R$ 3,5 milhões, valor destinado, principalmente, à organização de eventos com líderes e dirigentes lojistas e à criação de políticas públicas para o setor. A CNDL é responsável por 30% do valor do convênio e os outros 70% ficam a cargo do SEBRAE. A aplicação dos recursos é de responsabilidade da Confederação, de acordo com as necessidades de cada estado que será beneficiado com a parceria das duas instituições.

Sistema CNDL

Sistema CNDL