• SPC Brasil


Fonte:Infomoney

Com entrada do Carrefour no varejo on-line, preços devem cai

Os preços para os consumidores que fazem compras pela internet poderão ficar mais convidativos em 2010. A afirmação é do presidente da e-bit, Pedro Guasti. “Esse ano quem escolher comprar pela internet poderá poderá encontrar preços melhores, já que a concorrência entre os varejistas é grande e acaba trazendo promoções e descontos para o consumidor. Além disso, é esperada para esse ano, a entrada do Carrefour no comércio on-line, ou seja, mais um concorrente para aquecer essa guerra de preços e benefícios para atrair o cliente”, afirma.

O presidente da e-bit conta também que a expectativa de vendas para esse ano é bastante positiva, já que o número de consumidores virtuais cresce consideravelmente, ano após ano. “Em 2009 ganhamos 4,5 milhões de novos usuários de internet. E, se o número de usuários cresce, aumenta também a quantidade de pessoas que compram pela rede. Por isso, estamos bastante positivos para este ano”.

Perfil do consumidor
Ainda segundo Guasti, nos últimos cinco anos, o perfil do consumidor de internet e os produtos comprados pelas lojas virtuais mudaram sensivelmente. “Antes, o consumidor virtual era na maioria homem. As classes AB eram, isoladamente, as que mais compravam e eram os jovens que realizavam a maioria das compras. Hoje, já há empate técnico entre homens e mulheres. Além disso, as pessoas com mais de 50 anos já respondem por 23% das vendas e não há como negar que a classe C já se tornou uma compradora constante de produtos pela rede”, conta.

E completa: “além disso, mudaram também os produtos comprados pela web. Antes, os CD e DVDs eram líderes absolutos de venda no varejo on-line. Porém, agora, as pessoas confiam mais nesse tipo de compra e já não têm tanto medo de colocar seus dados pessoais e bancários na rede. Também aumentou a confiança que elas têm nas lojas. Hoje, o consumidor pesquisa muito a reputação da instituição antes de fechar o negócio. Com tudo isso, ela se sente mais segura para comprar produtos mais caros, o que acabou elevando a vendas de eletrodomésticos, eletrônicos, cosméticos e produtos de perfumaria”.

Formas de pagamento
O executivo conta ainda que a única coisa que não mudou é a forma de pagamento preferida: o parcelamento.”O brasileiro gosta de parcelar suas compras e, se a loja oferece essa opção, ele a usa para aumentar seu poder de compra. Entre os quesitos que levam o consumidor a comprar na internet, os que mais pesam são o preço bom e os prazos de pagamento. Atualmente a maioria das lojas oferece pagamento em 12 vezes, mas algumas já dividem em 17 vezes, e o consumidor aproveita para comprar”, afirma.

Sistema CNDL

Sistema CNDL