25/05/2011
Mais uma conquista do Movimento Lojista: Congresso Nacional aprova Cadastro Positivo
O Movimento Lojista comemora mais uma importante conquista. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal aprovaram a Medida Provisória que cria o Cadastro Positivo. Com essa ferramenta, as entidades e empresas operadoras de bancos de dados, se autorizadas, terão acesso as informações positivas dos consumidores, para fazerem uma análise qualificada do risco financeiro, o que resultará consequentemente, na redução do custo da concessão de crédito, para os cadastrados. Temos bons exemplos de que essa prática funciona. No México, por exemplo, legislação semelhante reduziu em 30% o custo do crédito.
A MP aprovada, com as alterações propostas pelo Relator na Câmara, Deputado Leonardo Quintão (PMDB/MG), e o acompanhamento da Frente Parlamentar Mista do Comércio Varejista, presidida pelo Deputado Guilherme Campos (DEM/SP), inova e vai além, atingindo o universo de consumidores que pagam suas compras à vista e em dinheiro. Para beneficiar principalmente pessoas de baixa renda, permite o fornecimento de informações sobre o pagamento de contas de água e luz, por exemplo.
Outro fator que merece nossa reflexão, é de que a inadimplência deve diminuir consideravelmente entre os consumidores. Eles vão querer pagar as contas em dia para que tenham seu nome incluído no Cadastro Positivo, que vai representar vantagens no dia a dia, como juros menores, prazos maiores e facilidade no acesso ao crédito.
Agora os olhares do Movimento Lojista se voltam para a presidência da República, já que a Medida Provisória depende ainda de sanção presidencial.
* Roque Pellizzaro Junior

