Construindo um novo varejo

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A comitiva da CNDL acaba de voltar da NRF Big Show 2017, maior evento do varejo mundial, realizado há 106 anos em Nova Iorque (EUA). Por lá, mais de 35 mil pessoas aprenderam lições que podem refletir no dia a dia e desempenho de empresas em todo o mundo. Por isso, nas próximas edições do nosso informativo traremos algumas novidades apresentadas durante o evento e que podem ser aplicadas à nossa realidade.

Muitos palestrantes falaram sobre os investimentos em tecnologia e como isso pode melhorar o desempenho das empresas. Tudo isso, sem deixar de lado a preocupação com a capacitação dos funcionários e o atendimento aos clientes.

Hoje, por exemplo, os consumidores assumem um perfil cada vez mais Omnichannel, ou seja, buscam diferentes canais de interação antes de comprar um produto. Aplicativos que comparam preços, visitas ao site das lojas, catálogos online são alguns dos exemplos que os clientes buscam antes de realizar a compra.

Responsável pela curadoria de conteúdo da missão CNDL na NRF, o professor Luís Lobão da HSM Educação Executiva, lembrou que o varejo é um mercado cheio de inovações. “As tecnologias que vêm surgindo, como pagamento sem contato, mobile commerce, bigdata e “internet das coisas”, prometem transformar a maneira como fazemos negócios”, ressaltou.

Ainda de acordo com ele, os principais desafios do varejo são: melhorar todo o processo de gestão para tornar o negócio mais competitivo, aperfeiçoar a experiência de compra do cliente para que ele sinta vontade de ir à sua loja, operar em todos os canais de venda e investir no conhecimento íntimo dos clientes para oferecer interações altamente personalizadas e dinâmicas.

Confira algumas das principais tendências apresentadas na NRF 2017

Valorização de pessoas

Não adianta investir em tecnologia, se a loja não contar com funcionários bem preparados, capazes de engajar o consumidor e de fazer uso de todas ferramentas à sua disposição.

Ponto de venda inovador

A preocupação em conquistar o cliente está levando as lojas a criarem ambientes diferenciados e criativos para entreter o consumidor.

Utilização de novos canais

O celular serve tanto para vender quanto para influenciar o cliente a se engajar com a sua marca, com ferramentas de relacionamento e interação. É fundamental marcar presença nas redes sociais de maneira bem-humorada e em sintonia com a linguagem do público-alvo.

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