• SPC Brasil


Programa destinado ao desenvolvimento do varejo nacional chega a Fortaleza

Convênio firmado entre a CNDL e Sebrae permitirá melhorias no ambiente de negócios por meio de políticas públicas

Nesta terça-feira (21), a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE), recebe o primeiro evento do Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV), uma parceria da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), duas das maiores instituições especializadas em pequenos negócios e varejo no Brasil.

Lançado em outubro do ano passado, o convênio foi desenvolvido com o objetivo de melhor o ambiente de negócios e acelerar o desenvolvimento de vantagens competitivas no setor varejista, por meio da identificação, proposição e disseminação de Políticas Públicas e do fortalecimento das lideranças do setor. “Nosso segmento possui valiosa participação na formação do PIB brasileiro e contribui de forma expressiva na geração de emprego e renda no País. É nítida a importância de se promover projetos e programas com foco no fortalecimento do segmento, que é formado em sua imensa maioria por micro e pequenas empresas”, destaca o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.

O projeto prevê a realização de quatro tipos de eventos para: elaboração de propostas de Políticas Públicas para o desenvolvimento do varejo; disseminação de propostas para o desenvolvimento do varejo e articulação junto aos atores políticos locais; propagação de ferramentas tecnológicas inovadoras e articulação do tema junto ao poder público local e qualificação de lideranças empresariais e dirigentes do Sistema CNDL para melhoria do ambiente de negócios do varejo e estruturação das demandas do setor na agenda governamental.

Em Fortaleza, o primeiro evento será para elaboração de propostas de Políticas Públicas. Serão realizadas ações em todas as regiões do país, atingindo mais da metade dos estados brasileiros.

Todos os eventos contarão com a participação de lideranças empresariais, dirigentes do Sistema e representantes do poder público. “O PNDV permite de forma organizada e qualificada a simplificação e acesso à políticas de desenvolvimento, além de gradativamente encorajar e preparar lideranças para propor novas medidas ao poder público, sejam elas de competência municipal, estadual e federal”, acrescenta o gerente de políticas públicas do Sebrae, Bruno Quick.

Ao final do projeto terão sido investidos R$ 3,5 milhões, valor destinado, principalmente, à organização de eventos com líderes e dirigentes lojistas e à criação de políticas públicas para o setor. A CNDL é responsável por 30% do valor do convênio e os outros 70% ficam a cargo do Sebrae. A aplicação dos recursos é de responsabilidade da Confederação, de acordo com as necessidades de cada estado que será beneficiado com a parceria das duas instituições.

 

Serviço:

Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV)

www.pndv.org.br

Data: 21/02/2017

Local: Federação das Câmaras de Dirigentes e Lojistas do Ceará (FCDL-CE)

Rua Vinte e Cinco de Março, 988 – Centro, Fortaleza – CE

Horário: De 8h30 às 17h30

Sistema CNDL

Sistema CNDL