503 Service Temporarily Unavailable


nginx/1.15.11


Inadimplência das empresas avança 14% em quatro regiões brasileiras, mostra indicador do SPC Brasil

Com a situação econômica ainda ruim, as empresas também seguem prejudicadas pela crise. Segundo o Indicador de Inadimplência de Pessoas Jurídicas do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o número de empresas devedoras aumentou 13,96% em abril nas quatro regiões pesquisadas – Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sul – em relação ao mesmo mês do ano passado. Os dados do Sudeste não foram considerados devido à Lei Estadual nº 15.659 que vigora no estado de São Paulo e dificulta a negativação de pessoas físicas e jurídicas no estado.

“Há mais de um ano o país enfrenta uma crise econômica que afetou o desempenho das empresas e comprometeu sua capacidade de quitar dívidas, mesmo num ambiente de crédito mais restrito”, afirma o presidente da CNDL, Honório Pinheiro. O avanço do número de empresas listadas nos cadastros de devedores de pessoas jurídicas acelera desde janeiro de 2015, mas em março deste ano, começou a mostrar moderação, embora a taxa de crescimento, tanto das dívidas como do número de empresas, ainda seja elevada.

Nordeste lidera crescimento no número de endividados

Entre as quatro regiões analisadas, o Nordeste foi a que apresentou a maior variação no número de empresas com o CNPJ registrado nas listas de negativados: um avanço anual de 15,58%. A região concentra um quinto do total de empresas negativadas.

No Centro Oeste, a inadimplência de pessoas jurídicas também registrou forte avanço, crescendo 14,61% na comparação entre abril e o mesmo mês do ano anterior. As regiões Norte e Sul apresentaram variações menores do número de devedores mas, ainda assim, os números são expressivos: 13,55% e 11,89%, respectivamente.
Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o crescimento dessas taxas em apenas um ano demonstra o quanto o aprofundamento da recessão afetou as empresas. “Ao longo do ano passado, a economia brasileira deteriorou-se rapidamente e impactou a renda das famílias e o faturamento das empresas. A alta da inadimplência observada entre as empresas, e também pessoas físicas, é um duro reflexo desse cenário que limita o crédito e engessa o crescimento das pessoas jurídicas”, explica a economista.

Setor de Serviços engloba maior parte das dívidas pendentes

O setor credor de Serviços, que engloba os bancos e financeiras, lidera a participação no total de dívidas em atraso das empresas em todas as regiões pesquisadas, ou seja, para quem as empresas estão devendo. Nas quatro regiões analisadas, o setor concentra mais da metade das dívidas, sendo que no Sul a parcela corresponde a 71,99%. O segundo maior credor em todas as regiões analisadas é o setor de Comércio.

Considerando o total de dívidas em atraso pendentes das empresas, englobando os segmentos de serviços, indústria, comércio, agricultura e outros setores, o destaque também fica no Nordeste: um aumento de 19,25% na comparação entre abril de 2016 e o mesmo mês do ano anterior. Na região Centro-Oeste, o crescimento do número de dívidas de pessoas jurídicas também foi alto, de 17,05% e, com variação menor, aparecem o Norte (16,99%) e o Sul (15,32%).

Acesse a série histórica clicando em “baixar arquivos” no link:
https://www.spcbrasil.org.br/imprensa/indices-economicos

Imprensa: 
Renan Miret
(11) 3254 8810 | (11) 9 7215 6303
[email protected]

Vinícius Bruno
(11) 3251 2035 | (11) 9 7142 0742
[email protected]

503 Service Temporarily Unavailable

503 Service Temporarily Unavailable


nginx/1.15.11